Defender as empresas estatais é defender o nosso estado

ELEIÇÕES 2024 – MANDATO 2024-2029
27 de março de 2024
BOLETIM INFORMATIVO 09/2024 – AÇÃO JUDICIAL – VIBRA ENERGIA/ADICIONAL DE PERICULOSIDADE
15 de abril de 2024

Defender as empresas estatais é defender o nosso estado


No último dia 03 aconteceu a Plenária Estadual – Plebiscito Popular em Defesa das Estatais de Minas Gerais e teve a participação de nosso diretor André Miranda representando o Sitramico-MG. Na oportunidade ele lembrou da nossa defesa da GASMIG pública e relatei as consequências das privatizações da BR Distribuidora e Liquigás, cujos trabalhadores representamos, em que milhares foram demitidos. Em sua fala, lembrou que Combustível, GNV, GLP, Energia e Água são necessidades básicas de serviços e da vida dos seres humanos e que as empresas deveriam servir ao povo e não ao capital. Além da Cemig, Copasa e Gasmig, Zema também quer privatizar a Codemig e Codemge, que, apesar de não estarem protegidas pelo mesmo mecanismo, também são empresas estratégicas do estado.

O plebiscito está agendado para 19/04 a 01/05/24 e os organizadores precisam do apoio de todas entidades sociais e sindicatos para alcançar o maior número de urnas e votos nesta consulta à população mineira que será: 1º) Abrem mão do direito ao Referendo popular pra privatizar estatais mineiras e 2º) Se concordam com as privatizações das Estatais Mineiras.

Os plebiscitos populares são ferramentas de disputa de ideias na sociedade em torno da defesa e conquista de direitos. Eles expressam o ápice da participação popular organizada pelo povo, com o povo e para o povo. Se o Governo Estadual se recusa a fazer o plebiscito, nós mesmos o faremos e mostraremos que os trabalhadores de Minas Gerais são contrários à privatização.

Leonardo Luiz de Freitas

Presidente

Para conhecer mais, clique na Cartilha a seguir: