Fundado em 15 de dezembro de 1947, pouco mais que uma década após a criação do Ministério do Trabalho, o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais, teve sua carta sindical concedida no dia 04 de fevereiro de 1948, pelo então Ministro dos Negócios do Trabalho e Previdência Social, Morvan Figueiredo.

Irrompendo na história do movimento sindical no Brasil, o SITRAMICO/MG, marchou pelos mais diversos momentos políticos de nosso país, enfrentando todos os percalços e sendo fiel ao propósito pelo qual foi criado, exercer a representação sindical dos trabalhadores com compromisso, transparência e democracia.

Com o compromisso de conduzir a luta dos trabalhadores, defender seus interesses, orientar e representar, acreditando que as novas demandas diante da globalização, exigem ainda mais engajamento na busca por condições dignas de trabalho e maiores esclarecimentos às classes representadas, o SITRAMICO/MG permanece atento às necessidades da classe trabalhadora.

Conscientes de seus direitos e deveres, os trabalhadores podem contribuir ainda mais para a construção de um país mais justo e democrático.