CNTC – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio

A história desta grande organização sindical se confunde com a história da conquista dos principais direitos e garantias dos trabalhadores do Brasil. “A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, entidade sindical de grau superior, com sede e foro no Distrito Federal, e base territorial em todo o País, fica constituída para fins de coordenação, orientação, defesa e legal representação das categorias profissionais que integram os diversos grupos de Trabalhadores no Comércio, com o intuito de colaboração com os poderes públicos e as demais associações de classe no sentido da solidariedade profissional e de sua subordinação aos interesses nacionais“.

O trecho da Encíclica e o artigo 1º do Estatuto da nossa entidade retratam fielmente o desejo daqueles que há sessenta anos, em 1946, lutaram pela criação da CNTC.

Texto extraído do site http://www.cntc.com.br. Acesso 09 jul. 2012.

 

FETRAMICO – Federação Nacional dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo

Constituída em 08 de agosto de 1953 e reconhecida pelo Ministério Público em 11 de setembro de 1953. Possui 29 entidades sindicais filiadas nas seguintes bases: Alagoas, Amazonas, Bahia ( Sempregás e  Simcolba ), Paraíba (Compartimento da Borborema), Distrito Federal, Espírito Santo, Fortaleza ( CE ), Goiás, Joinville ( SC ), Juiz de Fora (MG), Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Montes Claros(MG), Muriaé (MG), Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins, Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Vale do Itajaí (SC).

Rua Álvaro Alvim, 31 – Centro – Rio de Janeiro/RJ

Tel. (21) 2240-7843 (21) 2220-5857

Email: fetramicobr@radnet.com.br 

 

CTB – Central dos Trabalhadores do Brasil

A CTB – Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil, nasceu animada pelo espírito desta luta classista que atravessa a história moderna, descrevendo uma epopéia de glórias, conquistas e avanços no sentido da humanização das relações sociais, libertação dos povos e combate ao colonialismo e neocolonialismo. Nasceu como uma central sindical classista, unitária, democrática, plural, de luta e de massas, compromissada com  princípios como unidade, democracia, transparência, educação, desenvolvimento sustentável, independência classista, solidariedade e internacionalismo, ética na política, combate à discriminação, emancipação das mulheres e dos negos, socialismo e defesa dos direitos sociais.

Texto extraído do site http://portalctb.org.br/site/. Acesso 09 jul. 2012.

 

DIEESE

O DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, é uma criação do movimento sindical brasileiro. Foi fundado em 1955 para desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores.
Ao longo de 50 anos de história, a instituição conquistou credibilidade, nacional e internacionalmente. Reconhecido como instituição de produção científica, O DIEESE atua nas áreas de

-assessoria

– pesquisa

– educação

Texto extraído do site http://www.dieese.org.br. Acesso 09 jul. 2012.

FUP – Federação Única dos Petroleiros

Criada em 29 de junho de 1993, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) é filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e representa atualmente mais de 150 mil trabalhadores, aposentados e pensionistas de empresas do setor petrolífero no Brasil. Congrega 12 sindicatos filiados e tem como objetivo específico promover a organização nacional dos trabalhadores petroleiros, expressando suas reivindicações e lutas, tanto do ponto de vista econômico, quanto social, cultural e político.

Texto extraído do site http://www.fup.org.br . Acesso 09 jul. 2012.